yannick Delas

 

Yannick Delass é a música e a vida migrante. Compositor, cantor e guitarrista original da República Democrática do Congo com cidadania são tomense (São Tomé e Príncipe), o artista sedimentou sua sonoridade plural e aguerrida não só nas suas pátrias, mas também em trânsito pelo Gabão, África do Sul, Indonésia, Cabo Verde e Brasil. Sua música caracteriza-se por uma voz reluzente e ancestral que conflui e se entrelaça com a diversidade e rítmica da África contemporânea.

Nascido em Kinshasa, Delass se iniciou na música aos 7 anos em coral gospel. Ingressou depois no conservatório Reveil Du Salut. Depois integrou o grupo de World Music, FTR Music. Em 2010, em São Tomé, fez parte de dois grupos: Banda da Ilha e África Negra. Lançou seu primeiro disco “Stop”, gravado entre Gabão, São Tomé e Congo.

Seu mais recente álbum, o terceiro de sua carreira, “Espoir” (esperança) é uma obra transcultural e autobiográfica. Cantando em português, francês e nos idiomas congoleses Lingala e Kikongo, Yannick fala de temas como racismo, luta e migração através de uma amálgama de ritmos que compõem sua essência pessoal e sonora, como o blues, jazz, Afrobeat Funk, reggae e rumba congolesa.    

 

Domingo,  3/9 - 18h