Quem somos

A MANUAL  é uma rede que reúne e empodera artesãos contemporâneos e pequenos empreendedores, propiciando ambientes de negócios, conhecimento, conteúdo e entretenimento. São artistas, designers e pequenos produtores que prezam pelo autoria, pelo consumo ético e empreendedorismo criativo. Nossa missão e propósito é perpetuar os fazeres manuais, expandir e incentivar nossa Rede, bem como toda a cultura que envolve o artesão - o que chamamos de cultura feita à mão.

O objetivo da Rede MANUAL é dar espaço e valorizar as pessoas que dedicam suas vidas ao trabalho autoral - os empreendedores de si mesmos - que criam seus produtos em pequena escala, respeitando conceitos de estética, design, consumo ético e tecnologias da cultura contemporânea.


Como fazemos

Todo o trabalho da Rede MANUAL se apoia em um tripé. O primeiro pilar é o consumo consciente, com a realização do Mercado Manual, que conecta os artesãos com seu público. O festival nasceu no Museu da Casa Brasileira e hoje também tem uma série de edições, como o #manualnapinacoteca, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, e o #manualnomorumbi, que acontece no Morumbi Shopping.

A segunda estrutura que sustenta o tripé da Rede MANUAL é a difusão de conhecimento e informação sobre a cultura feita à mão. Tudo é feito por meio de oficinas especiais e gratuitas durante as edições do Mercado Manual, rodas de conversa, além de talks e conteúdo gerado nos canais da Rede, que funciona como uma plataforma de informação para quem se interessa pelo fazer artesanal, por consumo ético e por comprar localmente de quem faz.

Por fim, a terceira base da atuação da Rede MANUAL é oferecer entretenimento gratuito com curadoria especialista a cada edição do Mercado Manual, com shows de empreendedores criativos abertos ao público, atrações infantis e o projeto Erê Lab para as crianças, além de Kombi dos Sonhos, eventualmente.

MM8_Momentos25.jpg

mm6gleicebueno-7519_36262816613_o.jpg

Nossos preços e custos

Todos os processos da Rede MANUAL visam valorizar quem faz e criar um ambiente que enalteça o artesão. Para isso, o custo de cada edição é dividido entre a Rede MANUAL por meio da adesão paga pelos expositores para participar. Este valor garante o aluguel dos espaços que sediam o evento. Também é com esse investimento que a Rede remunera adequadamente os dezenas de profissionais que fazem o evento acontecer: a produção, a montagem, a comunicação e cobertura fotográfica, as bandas e projetos musicais que realizam shows em cada edição e, ainda, os artesãos que oferecem as oficinas para o público.

Todo o esforço e mão de obra envolvida no Mercado Manual garante que os artesãos sejam valorizados pelo seu fazer criativo e se concentrem no que importa: receber o público e apresentar seus produtos, sem outras preocupações. Se o propósito da MANUAL é promover o consumo ético, nada mais justo do que começar pela própria cadeia de valor, remunerando de forma justa todos os envolvidos. Além da taxa de adesão, os expositores do Mercado Manual pagam um porcentual sobre as vendas efetuadas no evento. É este valor que remunera a Rede MANUAL em si e garante que o projeto sobreviva no longo prazo, com capacidade de realizar novas iniciativas. Os custos das taxas variam em cada evento, de acordo com o local.


NOssa História

A Rede MANUALL é um produto da Floristas Produções, que nasceu como uma produtora de conteúdo focada em contar histórias com beleza e poesia. Em 2012, um dos frutos desta busca foi o projeto #AmoMeuFazer, que mostrava a trajetória de pessoas que promoveram verdadeiras revoluções pessoais para encontrar um trabalho criativo e com propósito.

Com o tempo, as fundadoras da Floristas entenderam que, além de contar histórias, poderiam construí-las ao criar caminhos para que os fazedores retratados nas narrativas encontrassem seus pares, se aprimorassem em conhecimento e ainda chegassem ao público que admira o feito à mão. Assim nasceu a Rede Manual.

MANUAL 02-3028.jpg

EQUIPE E PARCEIROS

Dani Scartezini

Sócia Fundadora, Comunicação e Novos Negócios

Karine Rossi

Sócia Fundadora, Cultura, Captação e Produção

Patricia Toledo

Curadoria, Vendas e Produção

MMMorumbi2_Geral22.jpg

Fausto Maule

Gerente Executico

MM7_Geral32.jpg

Fabiano Passacantilli

Produtor Geral

Juliana Vomero01.jpg

Juliana Vomero

Senior Designer

mm8_21.png

Daniel Wood | Casa Dobra

Video | Conteúdo

NKN_7062.jpg

Giovanna Riato

Gerente de Conteúdo

MMMorumbi2_Blog03.jpg

Luiza Morandini

Curadoria Musical