cosmetologia natural, com sal do beija-flor

 

Direcionada a todos as interessadas em aprender a produzir os próprios cosméticos no estilo DIY (Do It Yorself), a oficina vai tratar dos benefícios do uso de produtos sem elementos químicos, mais saudáveis e alinhados a um estilo de vida verde. Além disso, a experiência abordará temas como aromaterapia e vai indicar lugares onde é possível comprar a matéria prima e os utensílios necessários.

Serão apresentadas fórmulas da linha Sal do Beija-Flor, como esfoliante, desodorante, perfume botânico, lip balm e ainda o passo a passo de um delicioso escalda pés.

 

Sábado, dia 2/9, às 12h

Inscrições por ordem de chegada!

12 vagas

(Procure a Tenda da Escola Manual)


 

fábrica de Pipas, com Rogério Scoparo

 

A pipa faz notar muitas vezes sobre a relação entre céu e terra, divino e humano nesse ato de construir e brincar.  É“armadura de papel para enfrentar o vento”.

Os participantes da oficina terão contato com as múltiplas relações que se estabelece para construir um brinquedo. O processo começa com o afiamento das varetas e segue pela busca da relação geométrica das medições, do uso do corpo, das mãos em sintonia com a madeira para, enfim, encontrar o ponto de cruzamento das varetas.

Chega a hora da escolha das cores que irá revestir as varetas, o movimento deve ser suavizado, cola e papel exigem delicadeza, porque o vento vai conversar com esse material. Em seguida o preparo da rabiola para equilibrar e ascender a pipa, o que vai deixar a trajetória da ondulante, conquistadora e marcar seu espaço.

Em seguida, é hora de colocar o estirante, o ponto mais importante para obter o equilíbrio. É uma parte simples e fundamental a ser realizada para o bom desempenho da pipa em seu voo. E assim, a linha da pipa é enrolada.

Cada etapa acontecerá na dinâmica de cada família / pessoa que encontrará seu tempo e espaço para elevar sua pipa ao céu, na estação exata, no tempo dos ventos entre inverno e primavera, no anúncio de um tempo que está por vir.

Bom voo!

*Esse texto foi inspirado na publicação de Maria Amélia Pereira (Péo) para a brincadeira de pipa. Péo é criadora da Casa Redonda e da OCA de Carapicuíba.

 

Sábado, 2/9 às 14h30

Inscrições por ordem de chegada!

10 vagas

(Procure a Tenda da Escola Manual)

 

terrários, com duo solo

 

Terrários são uma ótima maneira de trazer mais verde para pequenos espaços. Esta oficina será uma rápida introdução sobre o universo dos terrários, com a apresentação de como é feita a montagem, como é a rega e quais são as plantinhas mais adequadas.


 

Sábado, dia 2/9, às 16h30

Inscrições por ordem de chegada!

10 vagas

(Procure a Tenda da Escola Manual)

 

 

CAFÉ FILTRADO, com ocabral

 

O encontro vai apresentar técnicas de preparo, com métodos usados no dia a dia para aproveitar ao máximo o café feito em casa. A oficina vai passar pela qualidade dos grãos, processo e como preparar seu café preferido da melhor maneira, aproveitando ao máximo o que um bom grão pode oferecer.

 

ETAPAS

1- Apresentação

2- Classificação dos grãos por categoria de qualidade

3- Como escolher o seu grão na hora da compra

4- Métodos de preparo no V60 e French Press

5- Degustação - diferenças entre o grão tradicional e o grão especial

 

Domingo, dia 3/9, às 11h00

Inscrições por ordem de chegada!

20 vagas

(Procure a Tenda da Escola Manual)


 

Geléias Artesanais, com Mermeleia

openhouse banka-15 (1).jpg
 

Nesta oficina os empreendedores por trás da Mermeleia vão apresentar uma de suas receitas-base para guiar o participante no processo cocção de qualquer futura geleia artesanal. Com este pontapé inicial, o entendimento para criação de outros sabores se tornará mais fácil e dinâmico.

 

Domingo, dia 3/9, às 14h30

Inscrições por ordem de chegada!

(Procure a Tenda da Escola Manual)


 

do ponto ao pássaro, com o clube do bordado

IMG_6508.JPG
 

Aprenda a bordar um pássaro com 2 pontos do bordado livre. O Clube do Bordado vai ensinar o passo a passo para bordar um passarinho com linha e agulha sobre tecido, ensinando os pontos cheio e atrás. A oficina é voltada para iniciantes, então não é preciso ter conhecimento algum do assunto. O material está incluso e no final da aula você leva seu passarinho com você. 

 

Domingo, dia 3/9, às 16h30

Inscrições por ordem de chegada!

10 vagas

(Procure a Tenda da Escola Manual)

 

macramê, com coletivo nalã

WhatsApp Image 2017-08-23 at 14.33.19.jpeg
 

As técnicas de criação manual têxtil possuem diversas aplicações e, para a 6ª edição do Mercado Manual, o coletivo naLã convida a todos para para aprender o Macramê, técnica de entrelaçamento e nós que permite a criação de peças variadas. A oficina é livre e o material será oferecido gratuitamente aos participantes.

O coletivo será responsável pela cenografia do festival. Os participantes da oficina terão a chance de aprender o mesmo macramê da decoração do Mercado Manual, mas em escala reduzida.
 

Sábado, dia 2/9 às 14h30

Inscrições por ordem de chegada!

15 vagas (Faixa-etária: a partir de 10 anos)

(Procure a Tenda da Escola Manual)