"Quando se conhece a origem, muda-se o comportamento de consumo"

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Uma das bebidas mais consumidas do mundo não é apenas um estimulante para aquelas hora de sono ou para uma prosa acompanhada por um pão quentinho. Para Ana, que trabalhava com moda masculina, e Daniel, ex-produtor artístico de bandas de pop rock, o café foi responsável por uma mudança de vida.

Há quatro anos, eles criaram a marca OCabral Café para a qual garimpam cafés especiais de pequenos produtores brasileiros, além de criarem canecas para vender e servir esse sagrado elixir de todas as manhãs. “Começamos como entusiastas até irmos nos profissionalizando e virar um negócio”, recorda Ana. O ponta-pé veio depois que conheceram o universo dos cafés especiais durante uma viagem a Vitória (ES), onde visitaram a cafeteria de um amigo.

A partir daquele momento, o casal começou a pesquisar quem plantava, colhia e torrava. Cenário que lhes permitiu uma nova visão de produção e também de consumo. Tanto que hoje, ambos fazem questão de consumir, sempre que podem, produtos orgânicos, direto de pequenos produtores. “Com certeza o café foi fundamental para essa mudança. Quando se conhece a origem, muda-se o comportamento de consumo”, conta Ana.

Foto: Leonardo Sang / Casa Dobra

Foto: Leonardo Sang / Casa Dobra

 

Começamos como entusiastas até irmos nos profissionalizando e virar um negócio


 
Foto: Leonardo Sang / Casa Dobra

Foto: Leonardo Sang / Casa Dobra

De grão em grão

Para realizarem a curadoria, Ana e Daniel viajam pelo Brasil conhecendo fazendas e sítios de cafés especiais. Com isso, fazem um trabalho de conexão entre os agentes dessa cadeia produtiva. Visitas que já os tornaram conhecidos no meio e que hoje proporcionam uma busca por parte dos próprios produtores, que os enviam amostras. Caso do café produzido no município de Alto Caparaó, em Minas Gerais.

Dessa forma, os sócios da marca OCabral Café e seus parceiros formam uma rede que ajuda a difundir e ampliar a discussão sobre cafés de alta qualidade de pequenos produtores brasileiros.

Somada às viagens, outra inspiração dos sócios vem de referências fora do universo do café. “Principalmente quando se trata de algo que desperte o sensorial”, conta Ana. O resultado dessas experiências e andanças é vendido e consumido em feiras como o Mercado Manual ou na loja básico.com, no bairro dos Jardins, capital paulista, onde eles mantém um ponto fixo.

Foto: Leonardo Sang / Casa Dobra

Foto: Leonardo Sang / Casa Dobra

 

O dia a dia e o contato direto com nossos clientes, que estão abertos a experiências e mudanças, são as maiores inspirações


Revolução não industrial

Diariamente, OCabral Café é instigado por novas situações, assim como outras marcas dedicadas à cultura feita à mão. “O desafio é manter o comércio justo, algo que só é possível quando você tem certeza do seu propósito. Também enfrentamos, todos os dias, desafios de inserção: trazer as pessoas para esta experiência e questionar os modelos convencionais que estão enraizados nos nossos hábitos de consumo”, ressalta Ana.

Por isso, hoje o sonho dos sócios nada mais é do que cultivar o propósito que os levou de uma mudança de vida à missão de fomentar toda uma cadeira produtiva. Uma teia em que cada envolvido é protagonista e onde todos podem crescer juntos, “de forma transparente e correta, sempre acreditando em uma nova revolução não industrial”.

 

Ser manual é pensar e agir de dentro pra fora; é gerar mudança resgatando fazeres e valores humanos alinhados com pensamento e ação


 
Foto: Leonardo Sang / Casa Dobra

Foto: Leonardo Sang / Casa Dobra

Foto Daniel e Ana para #soumanual: Naira Mattia
Entrevista: Giovanna Riato
Texto: Maju Duarte
Produção: Rede Manual e Casa Dobra

 
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