"Os aromas que criamos para os nossos produtos resgatam memórias de infância"

08_MANUAL_SouManual_PostTherapy_v01.png
 

Aquele cheiro de terra molhada depois da chuva, de brisa do mar, de ervas cultivadas no jardim ou do doce preparado pela a avó com frutas do pomar. Todos esses aromas ficaram impressos na memória de Ana Paula Bressaglia e de Carla Cimino. Enquanto Ana Paula têm inúmeras recordações do campo, Carla guarda lembranças de boa parte da infância no litoral. Foram essas memórias olfativas que inspiraram as amigas a criar a Therapy, em 2016. Feitas manualmente, velas e aromatizadores nos convidam a uma experiência sensorial de reconexão com a natureza.  

No entanto, antes de empreenderem, Ana Paula e Carla precisaram parar e se conectar com essas lembranças do passado. Foi aí que perceberam que algo não se encaixava. Cansadas do trabalho no mercado corporativo - Ana atuava no setor de marketing e estratégia, enquanto Carla, em agências de publicidade, decidiram jogar tudo para o  alto. Em 2014, mudaram-se para Nova York. A viagem foi uma virada de chave essencial.

 

“Sair da nossa zona de conforto fez com que nos desprendêssemos das amarras sociais e nos reconectássemos com nossos verdadeiros valores, sonhos e desejos”


 
MMPina_Therapy01.jpg

O VALOR DA ESSÊNCIA

Por lá, elas ainda reavaliaram a forma como se relacionavam com o consumo. Desde então, passaram a consumir algo com história e propósito. Produtos que respeitassem o meio ambiente, que priorizassem uma matéria-prima natural e que fossem feitos por pequenos artesãos. Dessa forma, ajudariam e fariam parte de uma cadeia sustentável de saberes e fazeres. E, assim, estariam colaborando com artesãos e fazendo girar a roda da economia local.

Durante esse período fora do país, as duas fizeram muitas pesquisas, cursos de aromaterapia, perfumaria de nicho e de hand-pouring (técnica manual de produção de velas). “Passamos a utilizar velas no dia a dia, como uma terapia, um ritual diário de bem-estar e de relaxamento tanto no banho, quanto para receber amigos ou para meditar”, conta Ana Paula. Foi aí que se deram conta de que elas também poderiam se dedicar a um fazer manual conectado à essência do que, de fato, sentiam e acreditavam.

De volta ao Brasil, com tantos aprendizados e insights na bagagem, a dupla criou a Therapy. De maneira artesanal, as sócias passaram a produzir velas e aromatizadores saudáveis e 100% naturais. Todos feitos com matéria-prima biodegradável e renovável, sem substâncias de origem animal, parafina, sulfatos, parabenos, corantes, conservantes ou aromas artificiais.

MM7_Therapy01.jpg
 

“A liberdade para criar e transformar ideias e insumos em um produto que você acredita é um dos pontos mais satisfatórios do nosso trabalho”


MUDAR E ACREDITAR

Diariamente, são elas que cuidam de cada detalhe do negócio. Desde pesquisas, desenvolvimento de produtos, gestão de produção, gestão financeira, marketing, logística, gestão de clientes e fornecedores a parcerias. “É um trabalho intenso, mas muito satisfatório e recompensador. Nos permite ter uma visão 360° do negócio. Em períodos sazonais de venda, contamos com ajuda para produção/vendas”.

Assim como outros artesãos, a maior dificuldade das sócias é encontrar, e manter, bons fornecedores. Além disso, compartilham com outros pequenos empreendedores a falta de apoio de instituições governamentais. Mesmo assim, não desanimam. “Temos muitos planos para a marca. As ideias são infinitas! Mas pretendemos fazer tudo com calma, cuidado e atenção em cada etapa.”

 

“Ser manual é ter a liberdade de criar produtos com história e propósito, conectando-se com pessoas que compartilham e valorizam esse processo”


 
MMPina_Therapy02.jpg

Foto Ana Paula Bressaglia e Carla Cimino para #soumanual: Naira Mattia
Entrevista: Giovanna Riato
Texto: Maju Duarte
Produção: Rede Manual e Casa Dobra