MANUAL no Festival do Fazer

Super_Banner_Unibes.jpg
 

Um momento para entrelaçar fazeres manuais, lugares e pessoas. Esta é a proposta do Festival do Fazer, que acontece dias 7 e 8 de junho na capital paulista. Em sua quarta edição, o evento criado pelo movimento Revolução Artesanal busca ampliar a divulgação e valorização de saberes e fazeres manuais, processo autoral, autodesenvolvimento e transformação social. Realizado no espaço Unibes Cultural (próximo ao metrô Sumaré), o evento convida o público a viver e experimentar a cultura feita à mão. Parceira do festival, a MANUAL participa da programação gratuita de rodas de conversa.

Karine Rossi e Patrícia Toledo, MANUAL

Karine Rossi e Patrícia Toledo, MANUAL

No dia 7 de junho, às 14h, Karine Rossi e Patrícia Toledo, sócias da MANUAL, vão falar sobre o percurso e desafios do Mercado Manual na roda Economia Criativa feita à mão, junto a Priscila Cañedo e Ana Moraes (Bazar As Meninas), e da fotógrafa Isa Bonfitto (Pivo - Rede de criativos). Nesta conversa sobre novos produtos e serviços com base em um modelo mais justo e autoral, também serão compartilhadas as experiências de eventos que fortalecem e são vitrines de artesãos contemporâneos.

“O grande diferencial do Mercado Manual é essa relação direta do artesão com o público somada às oficinas gratuitas, que fazem parte da nossa Escola Manual. Ou seja, criamos um espaço onde as pessoas podem conversar com os artistas sobre o processo criativo deles e ainda aprender a fazer algo com as próprias mãos”, explica Karine.

Ainda faz parte da agenda do festival, vivências criativas e oficinas - produção de pão com fermentação natural, cerâmica, mini horta, arte em couro, entre outras. Para completar, o festival ainda abraça uma feira com curadoria de expositores locais, praça de alimentação e palco para shows e contações de histórias.

Post divulgacao_Unibes.jpg

“Este é o terceiro ano que a Revolução Artesanal produz artesanalmente este evento, oferecendo um espaço de fazer, de estar e de conviver. Serão dois dias de imersão no universo do que você pode manifestar por meio de suas mãos, saindo das armadilhas e ilusões do mental para ver, sentir, trocar e prestar atenção ao seu processo de dar forma a algo no mundo”, explica Bruno Andreoni, organizador do festival e um dos fundadores do movimento Revolução Artesanal.


4º Festival do Fazer

Dias: 7 e 8 de junho de 2019 (sexta e sábado, das 10h às 19h)
Local: Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2.500, São Paulo - SP / Ao lado do metrô Sumaré
Entrada gratuita no espaço onde acontecem a feira e as rodas de conversa.
Para participar das oficinas há um valor definido e número de vagas determinado.
Inscrições: www.revolucaoartesanal.com.br/festival
Informações: www.revolucaoartesanal.com.br




Texto: Maju Duarte
Fotos: Revolução Artesanal e MANUAL

 

 
EventoDani Scartezini