Uma seleção de museus para visitar pelo Brasil

Depois da tragédia do Museu Nacional, convocamos as pessoas que integram a nossa comunidade no Instagram a recomendar instituições que amam e estão na região em que vivem. Afinal, o primeiro passo para valorizar o trabalho de quem preserva conhecimento e história é visitar estas organizações.

Recebemos uma série de respostas e escolhemos aqueles mais votados, mas que fogem um pouco do óbvio. São construções incríveis que reservam um monte de descobertas aos visitantes. Dá uma olhada:

 

SÃO PAULo

VIT-casarao-de-frente-nelson-kon.jpg

Vila Itororó
O conjunto arquitetônico tem mais de dez edificações construídas ao longo do século XX. A vila foi tombada como patrimônio cultural e, em 2013, começou a ser restaurada. Com este canteiro aberto, o espaço se transformou em um centro cultural.

foto_02.jpg

Museu dos Óculos
Sediada em um belo casarão na Bela Vista, a instituição foi fundada em 1996 pelo esteta óptico Miguel Giannini para conservar cerca de 700 exemplares de óculos produzidos entre os séculos XVII e XX.


RIO DE JANEIRO

fachada-Museu-Casa-do-Pontal.png

Museu Casa do Pontal
Localizado no Recreio dos Bandeirantes, preserva e pesquisa a arte popular brasileira, além de sediar uma série de exposições.


BELÉM

fig1.jpg

Museu Paraense Emílio Goeldi
Instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil. Desde 1866 estuda os sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, além de divulgar conhecimento relacionado à região.


CURITIBA

1600px-Museu_do_Expedicionario_3_Curitiba_Brasil.jpg

Museu do Expedicionário
Conta a história da participação dos soldados do Brasil na segunda guerra mundial por meio de material histórico, como fotos, filmes, mapas e livros.

Museu-Oscar-Niemeyer-por-Claiton-Biaggi-1290x860.jpg

Museu Oscar Niemeyer (MON)
Os dois prédios projetados por Niemeyer são grande expressão da arquitetura aliada à arte. A estrutura sedia uma série de exposições.


SALVADOR

museu-de-arte-sacra.jpg

Museu de Arte Sacra (MAS)
Instalado em um antigo convento restaurado em 1958, o MAS reúne peças da instituição também de colecionadores. O prédio é, por si só, uma peça de arte, com vista para o mar, a Baía de Todos os Santos.


RECIFE

casa-forte-apipucos-poco-da-panela-topo-mobile.jpg

Museu do Homem do Nordeste

Com acervo montado a partir do antigo Museu do Açúcar, do Museu de Antropologia e do Museu de Arte Popular, reúne grande variedade de peças, herança de senhores de engenho da região ou de famílias simples e tradicionais que viveram ali.


TERESINA

museu-do-piaui-teresina.jpg

Museu do Piauí
Inaugurado em 1934, a instituição trabalha para preservar o patrimônio histórico e cultural do Estado do Piauí.