Aprenda a fazer pão de queijo com passo a passo da Dona Celina

MMM3_DonaCelina02.jpg
 

Tem um cheirinho que toma conta do Mercado Manual: o pão de queijo Dona Celina ficando pronto no forno. Apesar do nome, o projeto artesanal é liderado por Luciana Carla Ubaldino, que deixou de lado a carreira como advogada para se reconectar com as próprias raízes e começar um novo ciclo ao abrir uma fábrica artesanal de pão de queijo. Para batizar o negócio, escolheu o nome da avó, famosa por preparar fornadas cheias de aroma e amor.

A receita tradicional mineira, com mais de 50% de queijo na formulação, ganha diferentes recheios e variações nas mãos de Luciana. A seguir ela compartilha o passo a passo básico para quem quiser reproduzir em casa a fórmula artesanal. É só colocar no forno e encher a casa de perfume e de afeto. Para ficar perfeito é só passar um café.


PÃO DE QUEIJO ARTESANAL

20180524_094632.jpg

 

INGREDIENTES

  • 500g de polvilho doce
  • 300g de queijo meia cura ralado fino
  • 5 ovos médios
  • 1 colher de sobremesa de sal rosa
  • 150 ml de leite
  • 80 ml de óleo de girassol
  • 20 ml de água

Dicas: É importante escolher um polvilho de boa procedência. Os caipiras, vendidos em lojas de produtos artesanais, são mais saborosos e dão textura crocante aos pães de queijo. Eles, em geral, são mais granulados do que os vendidos no mercado comum. O queijo deve estar bem curado, com pouca umidade. Quanto mais curado, mais acentuado é o sabor.
 


COMO FAZER

Coloque o polvilho em um recipiente e reserve. Em uma panela, leve ao fogo leite, água, óleo e sal. Deixe ferver. Despeje essa mistura aos poucos no polvilho, mexendo sempre. Este é o processo chamado de escaldar polvilho. Deixe esfriar um pouco e misture com as mãos até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Espere esfriar totalmente e adicione os ovos aos poucos até que a massa fique homogênea. Acrescente os queijos já ralados e misture bem.

 
20180524_140558.jpg
20180524_142152.jpg
 
20180524_143840.jpg

Unte as mãos com um pouco de óleo e faça bolinhas pequenas. Pré-aqueça o forno por 10 minutos e disponha as bolinhas na assadeira a 2 cm de distância umas das outras. Não há necessidade de untar a forma. A temperatura ideal varia de forno para forno. Sugerimos 180 graus para os elétricos e entre 200 e 220 graus para os fornos a gás.

Asse por entre 30 e 35 minutos. Use sempre a grelha do meio e não utilize o dourador, que pode dar a falsa impressão de que o pão já está assado quando ainda está cru por dentro. Não abra o forno durante os primeiros 25 minutos, para evitar que o ar frio entre e os pães murchem. Você pode guardar os pães que não forem consumidor em uma vasilha com tampa até o dia seguinte. Se preferir, congele-os. Depois, é só reaquecer no forno por uns 5 a 7 minutos.

20180510_091256.jpg