mira atelier

 

Um ateliê itinerante de cocriação com artesãs brasileiras, que tem seus recursos destinados a projeto de pesquisa e desenvolvimento destas comunidades tradicionais pelo país. Esta é a MIRA, marca idealizada por Camila Pinheiro, que surge da necessidade de repensar padrões de produção e consumo.

Como uma homenagem às nossas mestras artesãs, o ateliê materializa diferentes saberes ancestrais em objetos de moda e decoração. A comercialização das peças segue as práticas do comércio justo e pretende viabilizar as ações locais desenvolvidas pelo projeto MAOS - Movimento de Artesãs e Ofícios.

O MAOS funciona como uma plataforma que mapeia Brasis profundos e, por meio de imersões em comunidades que vivem o artesanato como significativa expressão cultural, se propõe a ser uma ferramenta de voz às narrativas de mulheres historicamente caladas, refletindo e criando com elas modelos de futuros mais acessíveis e afetivos. A MIRA e o MAOS veem a beleza da arte popular como uma expressão de resistência, ancestralidade e pluralidade dos nossos muitos Brasis, e convidam a vivê-los mais de perto.

www.maos.art.br | @maos.art.br