A Rede MANUAL sempre olhou com encantamento para a Pinacoteca de São Paulo, um dos museus mais importantes do Brasil. Além de receber importantes exposições no país, o antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios (projetado no final do século 19) é por si só uma inspiração. Pensamos: que tal se nosso Mercado Manual pudesse ocupar este espaço com o trabalho de artesãos contemporâneos? Dessa forma, a arte abraçaria a Pina por dentro e por fora.

Plantamos essa ideia na cabeça e o sonho germinou em 2017. A Pinacoteca se juntou ao Mercado Manual - um festival da cultura feita à mão que oferece oficinas gratuitas, venda de produtos de designers e artesãos contemporâneos, além de shows de projetos autorais e atrações infantis, todos gratuitos. Criadores que reafirmam a tendência global de resgatar diferentes expressões manuais e que miram a urgente necessidade de repensar a forma de produção, consumo e descarte no século 21.

O propósito da Rede Manual e da Pinacoteca é valorizar o artesanato brasileiro, colaborando como canal atuante do artesão contemporâneo.  

Manual na pina

setembro/2018

manual na pina

novembro/2017