ilhós ateliê

 

O ateliê da Ilhós prioriza a humanização dos processos de confecção das peças, contrastando com a lógica industrial. Com diversas técnicas manuais, a marca cria produtos autorais e duradouros. A aposta é em peças com estética atemporal, que vai na contramão do consumo de massa. São bolsas e acessórios clássicos que superam a fugacidade das tendências de moda.

A marca foi criada em 2016 por Raquel Takamoto, que se inspira na arte, na arquitetura e na versatilidade brasileira para desenvolver o seu trabalho. A empreendedora sempre esteve ligada às atividades manuais como tricô, costura ou macramê. Atividades que se desenvolviam paralelamente ao interesse pelas artes visuais.

No curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo ela explorou conceitos fundamentais para desenvolver a marca: a especificidade dos materiais, as diversas possibilidades da forma e técnica, os significados estéticos e, principalmente, a noção de que o modo de construir algo está intrinsecamente vinculado ao significado desse produto.

Os acessórios surgiram tanto como uma possibilidade de continuar as experimentações no mundo das técnicas artesanais, como uma forma de desafiar a fugacidade dos processos industriais. São produtos que carregam a ideia de que há algo essencialmente humano por trás do seu processo construtivo.

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