fia

 

O projeto nasceu da vontade de repensar os laços entre mercado, artesãos, designers e público. Como criar novos modelos de negócios para o design no Brasil? Como refletir sobre formatos de comercialização tradicionais e minimizar os custos de intermediários em toda a cadeia do artesanato? Como garantir que o artesão receba um valor cada vez mais justo por seu fazer? E como colocar este artesão em contato direto com o consumidor, que encontra nessa relação de confiança e apoio mútuo um produto a um preço acessível?

FIA foi lançada em 2015, quando a Catarina Mina encabeçou e apoiou esta ideia junto a instituições no norte do Ceará. A ideia foi promover um grande financiamento coletivo, através do qual consumidores fariam compras antecipadas a preço de custo e os artesãos trabalhariam com a renda garantida. O projeto foi um grande sucesso, batendo metas de venda e arrecadação. Desde então o projeto tem sido articulado por Celina Hissa e Lívia Salomoni que acreditam nesta nova forma de relação afetiva entre o artesanato e consumidores. Com isso elas querem promover o modo artesanal de trabalho, oferecendo segurança financeira e novas perspectivas para as mulheres da FIA.

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@Fiaoficina