Voltar para Todos os Eventos

Grupo Experimentando Histórias. "A vida íntima de Laura" de Clarice Lispector

Experimentando Clarice é um projeto de narração de histórias de três livros infantis de Clarice Lispector: A vida íntima de Laura, A mulher que matou os peixes e O mistério do coelho pensante. Contadas e interpretadas pelos atores Renata Augusto e Nino Belucci e com trilha e canções originais do músico Rafael Siqueira.

A contação de histórias se insere numa tradição oral rara e preciosa nos dias atuais, resgata um antigo hábito em diversos países e nos remete aos nossos avós, pais, e a trocas afetivas.

Pouco explorada no universo de contação de histórias, Clarice Lispector aborda de forma direta, singular e sensorial temas como perda, morte, zelo, família, entre outros Em sua série de livros infantis, Clarice cria um clima aconchegante e maternal entre ela e o leitor, deixando que os pequenos entrem em sua obra como se estivessem entrando na casa de uma pessoa muito próxima. “Meu coração é doce. E perto de mim não deixo criança nem bicho sofrer."

Clarice Lispector

Nossas palavras, o tom adequado a cada momento, a nossa voz, a nossa atitude corporal e o nosso humor convidam o pequeno e o grande expectador a embarcarem conosco nos temas contados e cantados.

Panelas, talheres, vasilhas são utilizados como instrumentos musicais; poltronas, forninho elétrico e criado-mudo, como elementos cênicos: Toda casa potencialmente é um manancial de histórias, de brincadeiras e emoções, auxiliando a criança descobrir o potencial lúdico de um objeto comum do cotidiano.

A vida íntima de Laura

O dia a dia de Laura, uma galinha simples, muito simpática, estabanada e com o pescoço mais feio do galinheiro. Reconhecida por todos como a galinha que melhor bota ovos da redondeza, Laura geralmente é colocada em situações por conta desse título. Casada com o formoso Galo Luís, cantor madrugador oficial do sítio, Laura ainda encontra tempo de cuidar de si e de todas que encontra pela frente. Entre ciscadas e muito cacarejar com as amigas, sua vida cotidiana seria a mais pacata da região se não fosse por um único motivo: quem delas será o prato do dia?

IMG_7814.jpg
Evento Anterior: 22 de dezembro
Ideograma
Evento Posterior: 5 de janeiro
Pipas, com Fausto Maule