#MANUALnoMCB comemora 2 anos de história

MM6_Ambiente07.jpg

Nos dias 2 e 3 de dezembro acontece a sétima edição do #MANUALnoMCB, nosso festival realizado em parceria com o Museu da Casa Brasileira. O evento é também o encontro de fim de ano e ainda o aniversário de dois anos do Mercado Manual, que começou em dezembro de 2015 ali no MCB, com 50 expositores e três mil visitantes. A sensação é de que, quando fazem sentido, as coisas tomam forma rápido: nas edições seguintes o #MANUALnoMCB chegou a atrair 8 mil pessoas no fim de semana e o número de expositores mais do que dobrou, passando de 100.

O projeto de fazer um evento para celebrar a cultura feita à mão e a poiar o empreendedorismo criativo era um sonho – e como é bom ver ele se realizar a cada dia, a cada pequena conquista da Rede Manual. Desde o primeiro evento já foram 12 edições – além das realizadas no MCB, levamos o festival para o MECA Inhotim, para a Casa TPM, ao Shopping Morumbi e, mais recentemente, para a Pinacoteca do Estado. Nem sempre foi simples, mas é invariavelmente recompensador a cada edição, a cada encontro, a cada vez que vemos o nosso público aproveitar a estrutura que preparamos.

Assim, para celebrar o nosso segundo aniversário, nada mais adequado do que oferecer o que temos de melhor ao realizar um festival completo, com um monte de atrações gratuitas e com o clima leve e feliz do #MANUALnoMCB. Este é o nosso jeito de agradecer aos visitantes e aos artesãos incríveis que estão com a gente. Sem vocês, certamente, não chegaríamos até aqui.  

Dá uma olhada na programação completa:
 

SÁBADO | 2 de dezembro

10h - Abertura do Mercado
12h – Oficina de Incensos Naturais com Primeira Folha
13h – Show Guegué Medeiros
15h30 – Show infantil New Orleans Jass
16h30 – Oficina de café filtrado com OCabral
18h – Show Diego Moraes
20h - Encerramento
 

DOMINGO | 3 de dezembro

10h – Abertura do Mercado
11h – Oficina de Cosméticos Naturais com Sal do Beija-Flor
13h – Show Ideograma
14h30 – Oficina de Pintura em Banquinhos com Ju Amora
15h30 – Show Infantil Trupe Pé de Histórias
16h30 – Oficina de Crochê com Coletivo Nalã
18h – Show Acatum
20h – Encerramento

Esta edição do festival contará ainda com mais de 100 expositores de roupas, acessórios, joias, brinquedos, itens de decoração e muito mais. Tudo artesanal e feito de forma ética, cheia de carinho. O evento traz também praça gastronômica com comidinhas deliciosas para agradar aos mais exigentes paladares e com vinhos super especiais no Bar Manual. Para as crianças, ao evento oferece durante todo o tempo o parquinho Erê Lab com brinquedos lúdicos e cheios de estímulo à imaginação.


VEM TAMBÉM
O #MANUALnoMCB é um evento para todos: famílias, amigos, casais ou até para um passeio desacompanhado. Com entrada franca, o festival acontece na varanda e no jardim do Museu da Casa Brasileira, que fica na avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705. O estacionamento ali é pequeno e geralmente lota rápido, então a nossa dica é ir de bike, de metrô, ônibus ou usar aplicativos de transporte, como 99 e Uber. O evento acontece nos dias 2 e 3 de dezembro das 10h às 20h

Texto: Giovanna Riato | Foto: Leonardo Sang - Casa Dobra