Fandango com Zé Pereira

Zé Pereira - C de Cultura_3.jpeg
 

Zé Pereira mora no Arirí, no extremo sul do litoral paulista, e é considerado um dos grandes mestres do Fandango. - manifestação musical e coreográfica presente no litoral de São Paulo e Paraná cuja a origem remonta dos mutirões agrícolas que uniam as famílias caiçaras para o plantio e colheita de arroz, milho, mandioca e outros alimentos que em conjunto com a pesca compunham a subsistência dessas populações tradicionais. O baile de fandango era o “pagamento” pelo dia de trabalho doado ao dono da terra onde o trabalho coletivo ocorreu.

Zé Pereira descende de uma família de músicos fandangueiros e um dos poucos mestres que dominam todas as linguagens artísticas desse folguedo popular. Ele é um multi-instrumentista que toca rabeca, pandeiro, machete e canta. Além disso, constrói os instrumentos musicais que usa e é reconhecido como um dos melhores luthiers da cultura musical caiçara.

No Manual da Terra estará acompanhado por outros músicos da atual cena paulistana apresentando temas tradicionais do fandango, clássicos da MPB e improvisos inspirados pela essência da cultura caiçara.

Um oferecimento da C de Cultura.

 

Manual da Terra | 4/8/19