Kiro

kiro.jpg

Switchel é uma bebida cuja origem é incerta¨ mas é sabido que tornou-se popular entre os agricultores norte-americanos por ser um isotônico natural¨ altamente refrescante e revigorante. A combinação de água, gengibre, mel e vinagre de maçã resulta em uma bebida adocicada, mas com acidez equilibrada e com um punch de gengibre. E foi justamente esse punch que chamou a atenção do chef Gustavo Reis e do administrador Leeward Wang que viram na bebida uma ótima alternativa não alcóolica para adultos. Com uma receita desenvolvida e aprimorada, passaram a vendê-la no restaurante de Reis, o Ordinário. A esse produto artesanal deram o nome de Kiro, do grego kheir, -ros: mão - se configurando como o primeiro switchel do Brasil.

Vendo o grande potencial que Kiro tinha por ser uma bebida versátil que cabia em diversos momentos do dia, se associaram ao time da Salsada para somar forças. Com expertise no universo da alimentação, a Salsada passou a coordenar a estruturação dessa nova fase de crescimento. Juntos deram início a introdução de mercado e ao processo de resgate da relação entre cidade e campo, valorizando o agricultor, o respeito ao tempo, ao solo, as leis e as dinâmicas que regem os ecossistemas. Atualmente, Kiro possui duas belas parcerias que formam a cadeia de seu principal ingrediente: o gengibre. Uma delas com as mulheres quilombolas do Vale do Ribeira e uma com os produtores urbanos da Cooperapas Cooperativa de agricultura orgânica de Parelheiros, no extremo sul de São Paulo. Já as cadeias de mel e vinagre de maçã seguem em desenvolvimento para que também sejam agroflorestais num futuro próximo.

Hoje Kiro é encontrado em alguns dos cafés, restaurantes e mercados mais legais de São Paulo e aos poucos começa a ser vendido em alguns locais como Rio de Janeiro. Rapidamente ele vai preenchendo uma lacuna no mercado de bebidas, oferecendo uma alternativa cheia de personalidade para quem não quer consumir álcool e também não quer ser refém de refrigerantes e outros produtos industrializados. Ainda assim, apesar de ter sido criada como uma bebida não-alcóolica para adultos, Kiro é ideal para fazer os mais diverso drinques, já sendo possível encontrar coquetéis com switchel em lugares como Maní, Petit Le Jazz e Chá Yê.

 
kiro1.jpg
GastronomiaDani Scartezini